Manual do Cliente

 

Com amplo conhecimento no mercado de móveis planejados, a empresa AC PRIME tem como objetivo atender e satisfazer os seus clientes de uma forma em que os móveis planejados desenvolvidos tragam o que há de melhor para um ambiente agradável e confortável. Por isso, a empresa traz diversos conceitos de projetos com design sofisticado, elegante e prático para o dia a dia!

MANUAL DE USO E CONSERVAÇÃO

MANUAL DE USO E CONSERVAÇÃO

A AC Prime revende móveis de qualidade que utiliza em sua composição o MDP e o MDF, que são matérias-primas renováveis provenientes de florestas plantadas econômica e ecologicamente sustentáveis. Este manual irá fornecer as informações básicas para conservação e uso do seu móvel. Todas as instruções, se devidamente seguidas, irão resultar no prolongamento da vida útil do seu móvel, portanto, antes de utilizá-lo, leia este manual com atenção.

DICAS DE LIMPEZA

PRODUTOS COM PINTURA ALTO BRILHO: Portas e frentes de gavetas: passe primeiramente um pano úmido e depois um pano seco. Para mais durabilidade do produto, aplique periodicamente uma pequena camada de cera à base de silicone (ex.: cera automotiva). Além de limpar, a cera fornece uma camada protetora na peça, devendo ser aplicada em pequena quantidade com uma flanela. Na sequência lustre com um pano de lã para dar brilho. Esse processo é recomendado a cada 90 dias.

PRODUTOS COM PINTURA ACETINADA: Portas e frentes de gavetas: limpe somente com um pano úmido e sabão neutro. 

PRODUTOS COM REVESTIMENTO PET: Portas e frentes de gavetas: limpe somente com um pano úmido e sabão neutro.
 
PRODUTOS ALTO BRILHO: Portas e frentes de gavetas: limpe somente com um pano úmido e sabão neutro. 

PUXADORES, ARAMADOS, GRADES, ESCADAS, DOBRADIÇAS E CORREDIÇAS: Puxadores revestidos em couro: use apenas pano macio levemente umedecido. Não utilize produtos abrasivos, pois o couro poderá perder sua característica natural. 
Puxadores metálicos: para limpezas leves, como tirar o pó, realizadas diária ou semanalmente, utilize apenas um pano macio e seco. 
Produtos aramados, grades e escadas (pintura epóxi): utilize um pano umedecido e, logo após, passe com um pano seco.  Para melhor conservação, recomenda-se a utilização de vaselina ou cera à base de silicone. A cada 60 dias, realize uma limpeza mais prolongada. Em regiões que possuem maresia, é recomendado que esse processo seja realizado mensalmente. Não manuseie os aramados com as mãos sujas de sal, limão, vinagre, ou outros temperos, pois podem acelerar o processo de oxidação dos acessórios cromados. 
Dobradiças e corrediças: lubrifique com uma pequena camada de óleo lubrificante específico para dobradiças, sempre tendo cuidado para não respingar no revestimento das peças em que esses acessórios estão instalados. Isso evitará possíveis quebras e oxidação, aumentando a vida útil desses acessórios. Em regiões que possuem maresia, é recomendado que esse processo seja realizado mensalmente. 

ACESSÓRIOS DE ALUMÍNIO: Para a limpeza da estrutura de estantes ou aramados de alumínio, utilize apenas um pano macio umedecido em água com sabão ou detergente neutro. Após realizar a limpeza, seque totalmente o produto para evitar manchas. 

ESPELHOS, VIDROS E METACRILATO (ACRÍLICO): Espelhos: limpe o espelho com água morna, pano macio e limpo. Esse procedimento é mais simples e seguro, mas tenha cuidado para não deixar que as bordas do espelho permaneçam úmidas após a conclusão da limpeza. Nunca utilize produtos abrasivos, como esponjas de cozinha ou metálicas, nem mesmo saponáceo, detergentes ou qualquer tipo de solvente. 
Vidros e metacrilato (acrílico): na limpeza de portas de vidro, utilize limpa-vidros com pano macio, sem fiapos ou toalhas de papel. Para conservar melhor o acrílico e aumentar a vida útil de seu acabamento, utilize na limpeza somente pano macio e limpo, água e sabão neutro. Nunca utilize produtos abrasivos, como esponjas de cozinha ou metálicas, nem mesmo saponáceo, detergentes ou qualquer tipo de solvente. 

RODÍZIOS: Use apenas um pano macio levemente umedecido com água e sabão neutro e logo após seque com um pano seco. Não utilize solventes de qualquer tipo. Lubrifique mensalmente com uma pequena camada de óleo lubrificante as partes móveis (eixos e bandas de rolagem). Os rodízios são projetados para uso em ambientes fechados, evite exposição à luz solar, alta umidade e salinidade. A capacidade de cada rodízio não deverá ultrapassar a recomendada para cada modelo, pois leva em consideração fatores de segurança.

 

CUIDADOS GERAIS COM O MÓVEIS

  • As ceras, como a carnaúba, que são utilizadas tradicionalmente para a conservação e o embelezamento de madeiras, não têm efeito nos móveis pintados ou revestidos, pois essa camada evita a penetração de qualquer produto. Em alguns casos, elas podem danificar seu produto. 
  • É importante que seu produto seja regularmente limpo, pois o acúmulo de pó, poeira ou gordura pode modificar as características dele. 
  • Não utilize escovas, esponjas de aço e outros abrasivos, pois podem riscar e danificar os móveis, arranhando a pintura ou deixando fosca uma parte brilhante.
  • Não coloque panelas, formas, assadeiras e demais utensílios quentes ou aquecidos diretamente sobre os tampos de madeira. Isso pode causar danos a eles como bolhas, queimaduras ou descolamento do revestimento.
  • Evite excesso de vapor das panelas, bem como excesso de gordura. Ambos causam, respectivamente, o descolamento e o engorduramento dos módulos, principalmente os localizados em região próxima ao fogão.
  • Seque imediatamente qualquer líquido que cair sobre o móvel e sempre o deixe livre da umidade. É importante verificar as instalações periodicamente para evitar qualquer tipo de vazamento que possa danificar seu produto.
  • Não aconselhamos a aplicação de produtos de limpeza diretamente no vidro das portas de alumínio, pois se trata de produto químico que pode vir a danificar o revestimento ou até mesmo a descolar o vidro.
  • Utilize sempre uma base de apoio sobre os tampos para cortar ou picar alimentos, assim, você evita o aparecimento de cortes ou riscos que prejudicam a estética de seu produto.
  • É importante ter cuidado com materiais pontiagudos, como facas, por exemplo, pois podem riscar os móveis.
  • Não se apoie nas portas e nas gavetas quando abertas, pois, além de prejudicar a estética do seu produto, ainda poderá ocorrer a desregulagem dele, o que comprometerá seu bom funcionamento e durabilidade.
  • Abra com cuidado as portas de seus móveis, evitando batê-las ou deixá-las entreabertas, pois isso pode danificar o revestimento das peças.
  • Jamais se apoie sobre qualquer peça de seu móvel para alcançar as partes superiores. 
  • Evite a exposição direta dos móveis aos raios solares, tanto UV (ultravioleta) quanto IV (infravermelho), pois a exposição constante ao sol pode modificar a cor da madeira, tornando-a amarelada e prejudicando sua durabilidade. Recomenda-se a utilização de persianas, películas ou cortinas.

 

ATAQUE DE CUPINS, FUNGOS OU PRAGAS EM GERAL NO MDF E NO MDP

Nossos fornecedores de MPD e MDF (matérias-primas) garantem que o povoamento de cupins, fungos ou pragas em geral não acontece durante a fabricação, pois essas pragas não resistiriam às elevadas temperaturas e às pressões que a madeira sofre durante esse processo. Além disso, no processo de fabricação dos painéis, são utilizados produtos químicos e elementos de composição como formol e resinas, que impedem a sobrevivência de qualquer praga que possa existir na madeira. Assim, garantimos a entrega do produto sem qualquer foco ou incidência de pragas. No entanto, como os produtos são derivados da madeira, podem ser atacados, caso haja contato com materiais ou locais infestados.
Dica: certifique-se, antes da instalação dos móveis, de que sua residência não possui focos de cupins, fungos ou outras pragas. Caso possuir, providencie uma dedetização no local, imediatamente, antes da instalação dos móveis. Lembre-se de que a substituição do produto não resolve o problema, pois, permanecendo o foco, o novo produto também terá sua estrutura e estética danificada. Assim, recomenda-se dedetizar o local da instalação dos móveis periodicamente, a fim de evitar o ataque dessas pragas.

 

UTILIZAÇÃO DO MOVEL

Após a instalação, deixe os móveis sem qualquer tipo de peso (leia-se: não use) por aproximadamente 24 (vinte e quatro) horas. Esse é o tempo necessário para que os móveis montados fiquem bem colados. Qualquer montagem ou desmontagem deve ser feita apenas por equipes autorizadas pela loja em que o produto foi adquirido. Devido ao processo natural de envelhecimento, as portas pintadas tendem a amarelar, no entanto, isso não corresponde a vício/defeito de fabricação.